Educação a Distancia o que Significa

A educação a distância ou, como é conhecida por muitos, EAD, é uma metodologia de ensino que utiliza os recursos tecnológicos disponíveis, hoje em dia, para transmitir diversos conhecimentos.

Nessa modalidade de ensino, alunos e professores estão separados fisicamente e, por isso, é preciso utilizar meios e tecnologias de informação e comunicação.

Se engana quem pensa que essa modalidade de ensino é recente, na verdade a história do EAD começou há quase três séculos.

Embora hoje viva seu auge e, se espera que ainda cresça muito mais, e isso se deve, em parte, aos avanços tecnológicos que permitiram uma verdadeira revolução no processo de aprendizagem.

Abrindo novas possibilidades, novas metodologias e total flexibilidade, tanto para o professor quanto para o aluno.

O EAD possui uma legislação específica, baseada no Decreto-Lei nº 2.494, de 10 de fevereiro de 1998, do Ministério da Educação – MEC, regulamentando o Art. 80 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

E pode ser implantado na educação básica (educação de jovens e adultos, educação profissional técnica de nível médio) e na educação superior.

Educação a Distancia o que Significa
Educação a Distancia o que Significa

Vantagens da Educação a distância

Dentre as muitas vantagens da Educação a Distância, essa modalidade  possibilita que o aluno crie seu próprio horário para estudar, gerenciando seu próprio aprendizado, com autonomia para estudar e “assistir” as aulas de acordo com seu tempo disponível.

Já que as aulas são ministradas de forma online, pela internet, não existindo necessidade de um horário, data, ou lugar pré-estabelecidos para que a troca de conhecimento possa acontecer.

Na modalidade de educação a distância, o aluno acompanha o conteúdo e a matéria através de mídias como televisão, vídeo, CD-ROM, telefone celular, iPod, notebook etc.

Sem dúvida, essa modalidade facilita o acesso ao ensino de alunos que moram longe de instituições físicas ou não tem tempo entre suas muitas tarefas diárias.

Resumindo, as principais vantagens do EAD são:

  • Dinamismo;
  • Interatividade;
  • Facilidade de acesso;
  • Flexibilidade de horário;
  • Excelente custo/benefício;
  • Capacidade de integração com outros sistemas de informação;
  • Baixo custo de investimento;
  • Grande possibilidade de alcance.

Com os avanços constantes da tecnologia, a tendência é que diversos setores tenham que se adaptar para acompanhar essas evoluções transformadoras, sendo a modalidade a distância uma ótima ferramenta e opção para a educação, justamente, por ser acessível e independente de barreiras físicas. 

Como funciona a educação a distância?

Através de diversos recursos tecnológicos disponíveis atualmente, as aulas e interações são feitas de forma bem prática, pela Internet.

Os conteúdos ficam disponíveis em algum site, ou plataforma, online de ensino e os alunos os acessam quando podem dentro do próprio ritmo e rotina.

Em alguns cursos, geralmente de graduação, os alunos precisam, também, comparecer presencialmente a algumas aulas.

Diplomas e Certificados na Educação à distância

Os diplomas dos cursos de educação a distância para a educação superior, para a educação profissional de nível médio e para a educação básica de jovens e adultos possuem a mesma validade dos chamados cursos presenciais, conforme o Decreto nº 5.622, de 19/12/2005, que regulamenta o art. 80 da Lei no 9.394, de 20/12/1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e são da responsabilidade do MEC.

No entanto, cursos livres e técnicos, ao contrário dos cursos de graduação e pós-graduação online, não são de responsabilidade do MEC, e sim da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), por isso, a instituição ou plataforma responsável pelo curso livre online, para oferecer certificado, deve estar associada à ABED.

Porém, apesar de não serem reconhecidos pelo MEC, os cursos livres, e os seus certificados, são autorizados por lei (artigo 7º da Lei nº 9.394/96), que permite que as instituições de ensino livre disponibilizem cursos a nível profissionalizante de forma a prepararem o candidato para o mercado de trabalho.

O certificado, portanto, tem validade nacional e pode ser usado para diversos fins:

  • Comprovação de Horas complementares para Faculdades;
  • Título em Concurso Público;
  • Ascensão de Cargo ou Carreira;
  • Valorizar o Currículo;
  • Carga Horária para Estágio;
  • Gratificações adicionais, conforme plano de carreira;
  • Avaliações para promoções internas nas empresas;
  • Entre outros

Educação a distância e Mercado de Trabalho

Segundo pesquisas, não é possível dizer que o mercado de trabalho se encontra totalmente erradicado do preconceito contra o ensino a distância, porém, ele vem diminuindo muito a cada ano, inclusive, já há quem enxergue e valorize determinadas competências específicas nos profissionais que realizaram um curso a distância, dentre elas, a autogestão e automotivação, características típicas dos alunos EaD.

O mercado de trabalho tem entendido que profissionais que buscaram formações a distância, são pessoas flexíveis, organizadas e interessadas. E mais, não é apenas quem busca reposicionamento no mercado que aposta na modalidade, algumas empresas têm feito investimentos em treinamentos EaD para colaboradores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *