Educação a Distância Vantagens e Desvantagens

Na Educação a Distância entenda quais as vantagens e desvantagens de realizar esse tipo de curso.

Se antes era importante ter um diploma de graduação para enriquecer o currículo e ter mais chances de entrar para o mercado de trabalho, nos dias atuais é obrigatório não só ter esse diploma de graduação, como ainda o máximo de cursos ligados à área de atuação.  

Então, essas exigências até poderiam ser algo impossível nos dias atuais se, felizmente, não pudéssemos contar com tantas opções de cursos à distância, nas mais variadas áreas.

Sem dúvida, alternativas que chegaram graças à tecnologia, sendo possível fazer uma faculdade e/ou cursos livres sem precisar sair de casa,  graças à educação a distância.

A educação a distância está cada vez mais popular e a tendência é que a adesão à essa modalidade de ensino só cresça a cada ano, o que se explica com o fato de que cada vez mais universidades estarem adotando a graduação em EAD, ampliando, assim, as possibilidades de aprendizagem.

Embora a educação a distância seja uma modalidade muito antiga, só no Brasil, por exemplo, ela já existe desde 1904, no entanto, ainda gera muitas dúvidas entre os estudantes, como, por exemplo, se o curso tem o mesmo valor de um curso presencial, ou possíveis vantagens e desvantagens dessa modalidade.  

Educação a Distância Vantagens e Desvantagens

Vantagens da Educação a distância

Sem dúvida, não podemos falar nas vantagens da educação a distância sem falar na praticidade, sendo, portanto, a melhor opção para quem precisa conciliar os estudos com o trabalho e não tem meios, nem tempo, de se deslocar até um campus durante o dia.

A educação a distância possibilita que o aluno possa fazer seu próprio horário, encaixando os estudos nos períodos livres durante o dia, sem a necessidade de se deslocar até um espaço fixo todos os dias, já que as aulas podem ser assistidas de qualquer lugar e a qualquer hora.

Isso sem falar na facilidade de acesso às aulas, pois atualmente contamos com multiplataformas, sendo assim,  os estudos podem ser feitos em dispositivos móveis, até mesmo enquanto o aluno se desloca de um lugar para o outro durante sua rotina diária.

Dessa forma, justamente, por possibilitar estudar em casa, a educação a distância também tem sido escolhida por muitos brasileiros que estão sem estudar há alguns anos e querem retomar a graduação.

Sem falar que esse dinamismo permite que até alunos mais tímidos mantenham contato com professores e colegas, já que a interação virtual é mais fácil do que a presencial.

E as vantagens não param por aí, já que a educação a distância permite assistir as aulas da forma que for mais confortável, e conveniente, para o aluno, que pode voltar, pausar e assistir o conteúdo quantas vezes forem necessárias para apreender as informações.

Ou seja, o aluno é quem faz o ritmo de aula.

O quesito economia não pode ser ignorado quando o assunto é educação a distância, já que os custos do EAD, geralmente, são mais baixos do que na graduação convencional, uma vez que não existe a necessidade de instalações na universidade para quem escolhe estudar à distância e o aluno, por sua vez, não precisa gastar com transporte ou locomoção de nenhum tipo.

Mais barato, no entanto, não significa de menor valor, já que a economia existe apenas em função da instalação, propriamente dita, e dos gastos com locomoção, no mais, os profissionais são qualificados, e  o diploma é o mesmo, no caso de graduação, para ambos os cursos (presencial e a distância), não existindo qualquer desvantagem em relação aos alunos que optam por estudar na modalidade EAD.

E, no caso da educação a distância em cursos livres, como eles não são de responsabilidade do MEC, mas sim, da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), instituição responsável por cursos livres online.

Nesse caso, tendo direito a um certificado, com validade em todo país, que pode, inclusive ser usado para vários fins, desde melhorar o currículo, até como  comprovação de Horas Extracurriculares em Faculdades.

Enfim, um resumo do que falamos sobre as vantagens da Educação a Distância:

  • Praticidade
  • Flexibilidade de Horário
  • Pode Estudar em Qualquer Lugar
  • Economia
  • Certificado Válido
  • Comprovação de Horas Extracurriculares em Faculdades

Desvantagens da Educação a distância

Por tudo que já foi visto, as desvantagens da educação a distância podem ser consideradas relativas, já que cada vez é maior a procura e opção por essa modalidade de ensino.

Mas, só para citar algumas desvantagens, podemos apontar o fato do bom resultado depender apenas do empenho, organização e responsabilidade do aluno, que, por outro lado, é visto como um sinal de autonomia, por muitas empresas.

É preciso considerar que o próprio aluno fará os seus horários de estudo, muitas vezes, dentro de uma rotina cansativa, o que , para muitos, pode ser um motivo de procrastinação, não tendo, sequer, a cobrança do professor.

Sem dúvida, o aluno que consegue se formar dentro dessa modalidade, demonstra ter um grande senso de organização pessoal e determinação, o que já foi percebido e é muito bem visto pelas empresas na hora de contratar um funcionário.

Não podemos esquecer um ponto contra, pelo menos, para muitos, que é a baixa socialização no decorrer do curso, já que não existe a convivência presencial com os colegas de classe, que é tão positiva.

Enfim, um resumo do que falamos sobre as desvantagens da Educação a Distância:

  • Desempenho Pessoal Necessário
  • Procrastinação
  • Baixa socialização

Confira os Melhores Cursos a Distância:


Central de Atendimento ao Aluno

Nossa equipe de orientadores está sempre a disposição. Temos sistema criterioso com a seleção de material acadêmico e didático-pedagógicos.

Clique Aqui

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Segunda a Sexta-Feira das 10:00 às 22:00 Horas e aos Sábados das 09:00 às 17:00 horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *