Certificado de Educação a Distância é Válido

0

Entenda o porque Certificado de Educação a Distância é Válido em todo o Brasil.

Não é novidade nenhuma que, justamente, por oferecer diversas vantagens, a modalidade a distância vem crescendo em ritmo acelerado no país. Sendo o modelo ideal tanto para quem precisa conciliar trabalho e estudos como para quem quer aproveitar melhor o seu tempo.

Porém, um dos fatores que ainda impedem as pessoas de apostarem na Educação à distância é a dúvida do certificado ser, ou não, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Ou se poderá ser usado no mercado de trabalho, enfim, se o certificado de educação à distância é válido.

Então, primeiramente, vale saber que, para que o diploma EAD tenha validade, a instituição de ensino precisa ter, antes de mais nada, autorização do MEC para funcionar e oferecer cursos a distância.

Esse é um detalhe muito importante que você deve observar bem antes de fazer sua matrícula em uma faculdade,dessa forma, após fazer uma faculdade EAD reconhecida pelo MEC, seu diploma terá validade normal no mercado da trabalho, tanto quanto um diploma emitido por um curso presencial.

Vale saber, portanto, que para o MEC, e para o mercado de trabalho, não há distinção de modalidade, desde que a instituição de ensino ofereça os conteúdos exigidos dentro da carga horária determinada.

Na verdade, essa informação se o curso foi feito presencialmente ou a distância sequer consta no diploma.

Bem, isso em relação à uma graduação dentro dessa modalidade, porque em relação à cursos livres, no entanto, o mesmo já não vale.

Ou seja, não é o MEC o órgão responsável por cursos livres online, e sim a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), assim, é preciso se certificar que a plataforma escolhida seja associada á ABED, garantindo, dessa forma, um certificado ao final do curso.

LISTA DE CURSOS

Certificado de Educação a Distância

Quem não quer, ao fazer qualquer curso, algum documento que comprove ter aprendido o que se propôs?

Então, nesse sentido, certificado de educação a distância é válido tanto à nível pessoal, como para o mercado de trabalho, e outros diversos fins, inclusive, a jurisprudência do Conselho Nacional de Educação tem sido no sentido de: declarar-lhes a equivalência, de acordo com regras amplas e flexíveis.

Contudo, é comum surgir algumas dúvidas no estudante de cursos livres online: será que meu certificado de educação a distância é válido? Será que  vai ser bem recebido pelas empresas?

O fato é que um curso à distância exige tanto quanto um curso presencial, desde comprometimento, formas de otimização de estudos, dedicação e ainda vai mais além, pedindo mais autonomia, disciplina e organização total do aluno, já que ele estuda sozinho em casa.

Mesmo assim, você pode acabar se perguntando se seu certificado de educação a distância é válido.

Certificado de educação a distância é válido
Certificado de educação a distância é válido

O certificado de educação a distância tem o mesmo valor de um presencial?

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação existe no Brasil desde 1996, a qual prevê a existência desses cursos tanto para a educação básica como para a superior, o que significa:

  • Cursos livres,
  • Ensino médio,
  • Técnico, graduação e
  • Também pós-graduação.

Dessa forma, podemos afirmar que a educação à distância está amparada por todos os lados.

E mais, a lei ainda determina que o certificado de educação a distância tem o mesmo valor de um presencial.

Logo, o certificado de educação a distância é válido, já que os cursos à distância estão previstos na lei brasileira e a validade de seu documento deve ser aceita.

E mais, como o certificado de educação a distância é válido, ele é aceito nos concursos públicos, porém, é recomendado prestar atenção às delimitações técnicas antes de prestar o concurso público em questão.

Qual a diferença dos cursos livres dos demais?

Primeiramente, vale destacar  que os cursos técnicos, profissionalizantes e pós-graduações precisam de autorização do MEC para funcionar e devem se adequar a exigências como carga horária e eixo temático.

Já, os cursos livres, ao contrário das outras modalidades, não exigem idade mínima, podendo se qualificar para o mercado antes mesmo de entrar para a faculdade.

A modalidade livre também é mais rápida e direcionada que as outras, além de não terem ligação com o MEC,pois a instituição responsável por cursos online é a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED).

Por fim, outra diferença é que o diploma de curso técnico confere título e o da modalidade livre não, embora o certificado de educação a distância seja válido.

Dessa forma, os cursos livres não podem ser vistos como habilitação profissional, somente como capacitação e atualização.

LISTA DE CURSOS

Afinal, o certificado de educação a distância é válido?

Sim, certificado de educação a distância é válido para diversos fins, pois são CURSOS LIVRES, embora não possam ser reconhecidos pelo MEC.

A jurisprudência do Conselho Nacional de Educação tem sido no sentido de declarar-lhes a equivalência, de acordo com regras amplas e flexíveis.

No entanto, as escolas ou plataformas que oferecem cursos livres têm direito de emitir certificado ao aluno em conformidade com a Lei nº 9394/96; Decreto nº 5.154/04; Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97).

No mais, apesar de não serem reconhecidos pelo MEC, os cursos livres, assim como seu certificado de educação a distância é válido e autorizado por lei (artigo 7º da Lei nº 9.394/96).

Certificado de educação a distância válido
Certificado de educação a distância válido

O certificado de educação a distância é válido para diversos fins, tais como:

  • Comprovação de Prova de Título de Educação Continuada;
  • Comprovação de Horas complementares em Faculdades;
  • Como Título em Concurso Público;
  • Enriquecer Currículo e concorrer a mais e melhores Vagas;
  • Titularidade para Professores;
  • Contagem de Carga Horária para Estágio;
  • Gratificações adicionais, conforme plano de carreira;
  • Avaliações para promoções internas nas empresas.

LISTA DE CURSOS

Leave A Reply

Your email address will not be published.