Certificado EAD

Bem, antes de falarmos no certificado EAD e se ele tem validade, entre outras questões, é preciso saber o que é EAD.

Na verdade, EAD nada mais é do que a sigla para Ensino a distância que, de acordo com a Abed (Associação Brasileira de Ensino a Distância). Corresponde aos cursos nos quais mais de 70% do conteúdo é desenvolvido por meio de atividades que não exigem a presença física do aluno e do professor.

Ou seja, na modalidade EAD o material didático pode chegar ao estudante por diversos meios, como rádio, satélite, correio ou internet (que é o recurso mais utilizado atualmente).

Como se pode imaginar, hoje em dia, com o acesso mais fácil à internet e com o desenvolvimento das tecnologias móveis. A modalidade EAD com certificado é uma das que mais crescem no país.

De acordo com o Censo da Educação Superior, do Inep, o EAD com certificado no Brasil avança em ritmo mais acelerado do que o ensino presencial, assim, enquanto o ensino presencial acusou  uma queda anual de 0,08% nas matrículas, o ensino a distância (EAD) teve expansão de 7,2%.

Porque o Ensino EAD vem Crescendo em Todo o País

Na verdade, o enorme crescimento do EAD com certificado no país pode ser explicado por inúmeras vantagens mas, de uma forma geral, as principais vantagens são:

  • Flexibilidade: já que é possível estudar a qualquer hora e em qualquer lugar, montar a própria rotina de estudos, dedicando-se às aulas nos horários mais convenientes ao aluno;
  • Economia: economizar tempo ou dinheiro com o deslocamento até a instituição de ensino, além de pagar um preço mais baixo pelo curso (menor que os presenciais).

Assim, é importante verificar que o Certificado EAD abre uma perspectiva fantástica para aquelas pessoas que trabalham ou moram muito longe das instituições de ensino.

Quem pode fazer Curso EAD ?

Qualquer pessoa pode fazer EAD com certificado, a não ser no caso de uma graduação, sendo necessário, então, ter concluído o ensino médio, já os demais, qualquer pessoa pode fazer.

Um fator a considerar também na hora de optar pelo EAD com certificado é a necessidade de acesso à uma infraestrutura mínima, como computador ou telefone.

EAD com certificado é mais fácil que curso presencial?

A resposta é Não. Na verdade, é necessário que o aluno tenha muita disciplina e organização.

O curso EAD, assim como cursos presenciais, têm exames, trabalhos e, no caso de graduação, ainda tem frequência, notas mínimas e repetência, exigindo tempo e dedicação.

Mas, certamente, o EAD com certificado, de uma forma geral, se levado a sério, é mais fácil por oferecer mais liberdade para estudar em um ritmo diferente do tradicional.

certificado-ead
certificado EAD

Tipos de Cursos EAD com certificado

Existem EAD em quase todos os níveis de ensino: médio e técnico, graduação, especialização e cursos profissionalizantes, isso sem falar na enorme variedade de cursos livres, como os cursos de idiomas, preparatórios para concursos e corporativos.

Certificado EAD tem o mesmo valor do presencial?

É comum ainda existir dúvida sobre o certificado EAD, se ele tem o mesmo valor do presencial, e a resposta é SIM. Primeiramente porque o próprio MEC (Ministério da Educação) não permite qualquer distinção entre os cursos à distância e os presenciais.

No mais, vale saber que a instituição responsável por cursos online não é o MEC, e sim a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), por isso, o mais importante é se certificar de que a Instituição escolhida seja Associada à ABED.

Então os cursos online gratuitos com certificado reconhecido pelo mec na verdade são reconhecidos como cursos livres. E são reconhecidos e aceitos para diversas situações, são elas:

  • Concurso público
  • Horas Complementares
  • Qualificação Curricular
  • Ascensão na Carreira
  • Título de Educação Continuada
  • Processo Seletivo Simplificado
  • Outros

Existe discriminação por parte das empresas na hora de contratar um profissional com certificado?

Se essa pergunta fosse feita há um tempo atrás, com certeza, a resposta seria SIM. Mas, embora alguns setores da sociedade ainda mantenham preconceito em relação a profissionais graduados a distância. A resistência das empresas está cada vez menor, ainda mais se o certificado EAD for de nível técnico.

No mais, muitas  corporações já encaram a modalidade como um diferencial até bem positivo do currículo. Já que para fazer um curso a distância, o aluno deve desenvolver algumas características que o mercado julga essenciais. Como: iniciativa, disciplina, organização, conhecimento de tecnologias e planejamento.

Porque o certificado EAD é tão importante

É preciso ter em mente que um certificado EAD é a confirmação de que você concluiu com êxito o curso. Ou seja, não só assistiu às suas aulas, como conseguiu absorver todo o conteúdo oferecido, sendo capaz de aplicá-los quando for preciso.

E qual a maneira mais correta de comprovar que conseguiu assimilar um determinado conteúdo do que passando por um teste? Então, por isso, o certificado EAD só é emitido após um teste final sobre o tema desenvolvido durante o curso.

Certamente, a comprovação de conclusão do curso é só um dos muitos benefícios de um certificado EAD. Pois seu valor vai muito além disso.

Podemos destacar vários outros benefícios do certificado EAD, entre os principais:

  • Agregar valor ao currículo do profissional;
  • Representar uma transição na carreira;
  • Simbolizar a conquista da formação continuada;
  • Pode ser uma exigência para justificar promoções;
  • Contar como horas complementares para a faculdade;
  • Contribuir para elevar a autoestima do profissional.

Confira os Melhores Cursos a Distância:


Central de Atendimento ao Aluno

Nossa equipe de orientadores está sempre a disposição. Temos sistema criterioso com a seleção de material acadêmico e didático-pedagógicos.

Clique Aqui

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Segunda a Sexta-Feira das 10:00 às 22:00 Horas e aos Sábados das 09:00 às 17:00 horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *