Educação a Distância – EAD

0

Entenda o porquê de fazer um Educação a distância – EAD e suas principais vantagens.

Que a tecnologia vem abrindo muitas portas, disso ninguém duvida, mas que ela iria facilitar, e muito, a vida de quem precisa se especializar ou se atualizar em diversos segmentos profissionais, com a possibilidade de investir em Educação a distância, acho que isso ninguém esperava.

O fato é que, hoje em dia, muitas pessoas têm aproveitado a internet para se dedicar a algum curso, e a educação a distância é uma ótima opção,  com a possibilidade, ainda, de ter um certificado ao final do curso escolhido.

Inclusive, o último Censo da Educação Superior, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostrou que as matrículas na modalidade de educação a distância vêm aumentando muito nos últimos anos.

Optar pela Educação a Distância, sem dúvida, é uma ótima opção, principalmente, para quem busca melhorar o currículo, se especializar, fazer uma graduação ou uma pós-graduação.

Não sendo necessária a presença em salas de aulas convencionais, ou seja, tornando possível conciliar o trabalho com os estudos, unindo a experiência profissional com o conhecimento teórico.

Sem dúvida, essa praticidade de não precisar estar presente em um determinado espaço físico, num horário pré-estabelecido, talvez seja o que vem chamando, cada vez mais, a atenção de pessoas.

Estas sonham se aperfeiçoar ou investir em algum curso mas, até então, não tinham nenhum horário livre ou algum curso físico perto de suas casas.

E a Educação a distância oferece flexibilidade de horários, o aluno ainda pode estudar onde e como preferir, bastando acessar as aulas online, e ainda com direito a um certificado no final do curso.

Educação a Distância - EAD
Educação a distancia EAD

Menor Custo para Educação a distância – EAD

Vale ressaltar que a Educação a distância facilita, também, o acesso de pessoas que moram em locais distantes e não dispõe de tempo e nem dinheiro para investir em transporte e cursos físicos, geralmente mais caros.

Por esses e outros motivos, a Educação a distância é considerada mais barata, não somente pelo valor mensal do curso, mas também, por tudo que ela envolve.

Mas, claro, algumas medidas de segurança são aconselháveis como, por exemplo, antes de escolher o curso da Educação a distância, é importante conhecer a reputação da instituição em que é oferecido, e se poderá, ao final do mesmo, poder solicitar um certificado.

E mais, ficou para trás o tempo em que a Educação a distância não era valorizada no mercado de trabalho, já que essa modalidade está a cada dia mais popular e isso se deve tanto aos avanços tecnológicos, que oferecem poderosas ferramentas online, quanto ao nível dos cursos à distância, bem mais alto.

Vale ressaltar que, de acordo com pesquisas realizadas em diversas empresas, hoje há uma crescente aceitação e valorização do funcionário que investiu em uma educação à distância, demonstrando força de vontade e interesse em se aperfeiçoar.

Lembrando que é possível apostar em uma Educação a distância dentro dos mais variados setores sem ter gasto algum com transporte e com mensalidades, dentro do conforto de casa, sempre e quando tiver tempo para tal e ainda poder contar com um certificado ao final do curso escolhido.   

Mas, apesar da Educação a distância estar cada vez mais popular, muita gente ainda tem dúvidas sobre suas vantagens, por isso, resolvemos mostrar algumas a seguir.

Educação a Distância - EAD

Algumas vantagens da Educação a distância

Formação Continuada de Curso EAD

Sem dúvida, uma das maiores vantagens da Educação a distância é permitir um fácil acesso à formação continuada, isso em todos os níveis profissionais, o que a torna um importante complemento à formação acadêmica formal.

Tempo de Fazer um Curso EAD

Não tem como se falar em vantagens da Educação a distância sem que o fator tempo seja logo lembrado, sem dúvida, essa modalidade de ensino pode ser a melhor opção para quem quer melhorar o currículo e subir na carreira profissional.

E não conta com muito tempo dentro da rotina, cada vez mais agitada, de nossa vida atual, podendo organizar melhor o horário de estudo, aproveitando qualquer tempo livre.

Até mesmo o tempo com deslocamentos deve entrar nessa matemática, já que é possível estudar no conforto da sua casa sem ter a necessidade de percorrer grandes distâncias, gastando muito tempo, ao se optar pela Educação a distância.

Economia do Curso EAD

E claro, a economia também não pode ficar de fora dessa lista, já que se pode economizar muito dinheiro com a Educação a distância pois, geralmente, os cursos são gratuitos ou mais baratos que os presenciais.

Certificado EAD

Poder contar com um certificado também é um ponto positivo, pois apesar de não precisar gastar nenhum centavo com o curso, ou precisar se locomover, poder estudar no horário que quiser, sem dúvida, ainda poder adquirir um certificado como qualquer curso presencial, é uma grande vantagem.

Quer saber se há desvantagens? Sim, como tudo na vida, a Educação a distância também tem seus pontos negativos à considerar, confira à seguir.

Desvantagens da Educação a distância

Bem, no caso da Educação a distância, as desvantagens podem ser consideradas  relativas, na verdade, as mesmas de quem decide ser seu próprio chefe, já que é necessário ter muita disciplina e organização.

O resultado da Educação a distância vai depender muito mais de você e da sua determinação.

Pode ser o melhor curso do planeta, se você não for uma pessoa disciplinada, organizada, todos os ensinamentos irão se perder ou não serão devidamente assimilados.

O convívio social com outras pessoas, para muitos, é um ponto a considerar, embora, em termos de aprendizagem, não tenha peso algum.

O que são Horas Complementares EAD

Muito se houve falar em Educação a distância para horas complementares, mas muita gente tem dúvida sobre o que isso, realmente significa.

Então, horas complementares, na verdade, nada mais são do que atividades exigidas na grade curricular de cursos de Nível Superior ou Nível Médio que podem ser realizadas através dos Cursos online oferecidos na Educação a distância.

Ok, também é possível que essas horas sejam preenchidas com Palestras, Seminários, Workshops, Oficinas, Congressos, Simpósios, ou outras atividades, mas, sem dúvida, é bem mais prático que preencha com algum curso oferecido dentro da área de atuação, através da Educação a distância.

O fato é que, com exceção do curso de Direito, que pode exigir que o aluno assista a uma audiência em um fórum ou tribunal, nos demais cursos, a comprovação de realização de Atividades Complementares pode ser feita mediante a apresentação de Certificado de participação em cursos em áreas correlatas ao programa acadêmico.

Enfim, horas complementares são atividades previstas e previamente especificadas, exigidas pelo currículo de um determinado curso, onde o aluno, obrigatoriamente, precisa comprovar ter participado, mediante apresentação do certificado correspondente.

Educação a Distância - EAD

Educação a Distância para Horas Complementares

Como foi dito, as atividades complementares são um requisito obrigatório para a formação do aluno, devendo ser cumpridas ao longo da graduação.

Por exigência curricular, cursos de nível superior e de nível médio (cursos Técnicos) exigem dos alunos a comprovação de carga horária de Atividade Complementar.

Por isso, a  Educação a distância vem encontrando cada vez mais adeptos, com alunos que procuram cursos na modalidade e-learning com certificado válido para comprovação de Atividades Complementares.

Sem dúvida, essas atividades complementares possibilitam o aperfeiçoamento profissional e o crescimento pessoal, social e cultural do estudante, sendo possível, portanto, conseguir realiza-las através da Educação a distância.

Educação a Distância para Professores

A Educação a Distância já está entre nós há mais de um século, marcando sua presença através de diferentes tecnologias, desde o material impresso, passando pelo rádio, a televisão, até chegar, finalmente, nos computadores.

Sem dúvida, desenvolvimento da tecnologia lhe deu um novo impulso, a colocando em evidência nesta última década e a popularizando.

Sem dúvida, a Educação a Distância se apresenta hoje como uma modalidade de educação que pressupõe uma modernidade no ensino.

Já que utiliza dos diversos meios de comunicação, possibilitando o acesso de novos alunos em locais distantes geograficamente o que, até pouco tempo e por meio de outra modalidade, era impossível.

Porém, é preciso ter em mente que ensinar a distância é muito diferente de ensinar presencialmente, mesmo para aqueles profissionais com muita experiência em ensino.

Pois são necessárias diferentes habilidades de apresentação da informação e de planejamento, desenvolvimento e avaliação de estratégias de ensino, nas quais professor e aluno estejam distantes fisicamente.

ESCOLHER UM CURSO

E mais, também é fundamental dominar o meio de transmissão da informação adotado.

Com certeza, nas próximas décadas veremos uma nova geração de professores com experiência real para realizar cursos de Educação a Distância.

É preciso considerar que a Ensino a Distância EAD possui características próprias tornando fundamental adquirir novas aprendizagens por parte de quem a planeja, desenvolve e avalia.

Principalmente porque o ensino e a aprendizagem que acontecem no processo educativo a distância possuem muitas características diferentes da educação presencial.

Educação a Distância - EAD
Ensino a distância para professores

Ensino a Distância – EAD para Educação Continuada

Dados mostram que a Educação a Distância vem ganhando cada vez mais adeptos no mundo inteiro, certamente, impulsionada pela maior facilidade  do acesso à internet e o uso de equipamentos como computadores, tablets e smartphones nos domicílios.

No Brasil, os cursos de Ensino a Distância de formação livre mais procurados são de nível tecnólogo, licenciatura e iniciação.

Então, educadores de todo país, em busca de atualização profissional com flexibilidade e menor investimento, ou até zero investimento,  começaram a procurar o modelo de Educação a distância como alternativa ao curso presencial.

Sem dúvida, a educação a distância tornou a educação continuada muito mais acessível e tranquila para o profissional, além de ser um modelo de educação bem mais inclusivo, já que permite às pessoas estudarem, independente de onde estejam, e com um menor custo ou, até mesmo, custo zero.

FAZER MATRICULA

Educação a distância com Certificado

Se está a procura de alguma instituição onde possa realizar seu curso dentro da modalidade de Educação a distância, sem dúvida, aqui no nosso portal é uma boa opção a se considerar.

O qual oferece acesso a cursos online gratuitos e todos com direito a um certificado que, como já vimos, é muito importante.  

Os cursos oferecidos pelo portal possibilitam  a oportunidade de especialização e formação profissional em todas as áreas.

Realizar a inscrição em um dos cursos online da plataforma é muito simples, basta acessar www.educacaoadistancia.com.br, escolher um dos cursos disponíveis, se matricular e… pronto!

Vale saber que a plataforma permite que o aluno realize mais de um curso ao mesmo tempo. 

Alguns cursos de Educação a distância – EAD Gratuitos com Certificado

Então, para atender este público, que procura por cursos dentro da modalidade  de Educação a distância, desenvolvemos diversos cursos gratuitos com certificado, para comprovação de Atividades Complementares.

Dentre os muitos cursos oferecidos, os mais procurados são:

Curso a Distância de Alfabetização e Letramento

Este curso visa trabalhar metodologias de alfabetização e letramento para aprimorar o trabalho em sala de aula.

O curso de Alfabetização e Letramento apresenta material que proporciona planejar um método de ensino promovendo um aprendizado dinâmico e interessante, o que torna a leitura mais atraente a todos os alunos.

O curso tem por objetivo auxiliar o planejamento de ensino infantil para alfabetização. Apresentar alternativas pedagógicas para intensificar o aprendizado em sala de aula. Promover o letramento adequado, consistente e dinâmico para o público infantil.

Curso a Distância de Agente Comunitário de Saúde

O Curso aborda as atividades dos agentes comunitários de saúde e sua importância na prevenção de doenças. Promovendo a saúde por meio de ações educativas realizadas em domicílios ou junto às coletividades. 

  • O objetivo do Curso é:
  • Demonstrar como é o trabalho de um Agente Comunitário de Saúde;
  • Especificar suas relações como o Sistema Único de Saúde (SUS);
  • Explicar quais são os princípios e diretrizes do SUS;
  • Expor quais são as principais atividades do profissional, descrever seu perfil, suas atribuições e competências;
  • Apresentar o funcionamento do programa de saúde familiar.

Curso a Distância de Noções Básicas em Deficiência Intelectual

Este Curso aborda temas sobre o desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual em diversos aspectos.

O curso tem por objetivo compreender os principais fatores e peculiaridades da deficiência intelectual assim como a inserção e convivência do portador na família e meio social.

Curso a Distância de Básico de NR10

O curso estabelece os requisitos e as condições mínimas da implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, garantindo a segurança e a saúde dos trabalhadores que interagem em serviços com eletricidade.

Aplica-se as fases de geração, transmissão, distribuição e consumo.

Nas etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades.

O objetivo do Curso é garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que interagem com instalações e serviços em eletricidade; – Expandir os conceitos dos equipamentos de proteção; – Qualificar a documentação das instalações elétricas; – Apresentar os riscos que envolvem alta tensão.

FAZER ESSE CURSO

Curso a Distância de Monitor de Transporte Escolar

O cargo de monitor de transporte escolar é mais comum nas instituições públicas. Esse profissional é responsável pela organização e convivência saudável dos alunos que estão sendo transportados das suas casas para a escola e no caminho de volta.  

O objetivo do Curso é capacitar o aluno para ter habilidade de lida com pessoas, principalmente com crianças. O Curso tem todas as informações dicas e técnicas para que o aluno possa estar desenvolvendo seu trabalho. 

Curso a Distância de Educação Física Escolar – Jogos e Brincadeiras

Este curso aborda a Educação Física Escolar e suas novas concepções de ensino; o jogo; a autonomia e a descrição de experiência de trabalho. As propostas citadas são:

  • A abordagem sistêmica;
  • A crítico-superadora;
  • A construtivista.

O jogo tem o papel na Educação Física Escolar, de ir além do “simples ato de ensinar e aprender”.

A intenção é a construção do conhecimento e a possibilidade da implementação de mudanças na educação a partir de novas práticas pedagógicas. 

O objetivo do Curso é mostrar a importância do jogo no processo educacional.

Apresentar um relato de experiência cuja proposta foi exatamente a busca de mudanças da Educação Física dentro do contexto escolar.

Buscar jogos e brincadeiras da nossa própria infância e possibilitar mudar, criar, construir regras.

Curso a Distância de Cuidador Escolar

Oferece ao Aluno todo o conhecimento necessário para exercer a profissão de Cuidador Escolar, aplicando em seu conteúdo temas relacionados a legislação profissional, postura profissional, cuidados com pessoas especiais, entre outros. 

O objetivo do Curso é ensinar o Aluno a trabalhar em Instituições de Ensino, dando assistência a pessoas deficientes, com todos os cuidados e atenção. 

Curso a Distância de Informática Avançada

Hoje com a tecnologia sendo inerente a tudo que fazemos e vivemos, o mundo conectando-se a todo instante, ter o conhecimento básico de como utilizar um computador é fundamental.

A informatização está presente em praticamente todos os setores da vida moderna.

A tecnologia e a internet estão cada vez mais presentes (e necessárias) na vida de todo mundo.

Veja parte do objetivo do curso a distância de informática avançada:

  • O objetivo do curso é promover o estudo sobre a importância de novas tecnologias.
  • Apresentar soluções com o uso de novas tecnologias da informação.
  • Implementar recursos para o desenvolvimento tecnológico informatizado. 
  • Reconhecer a importância da informatização em nosso dia a dia.

Vale saber que no nosso portal você vai encontrar mais outras muitas opções de cursos grátis dentro da modalidade de Educação a distância – EAD para que possa escolher aquele, ou aqueles, que mais lhe agradem e que possam contribuir para sua vida profissional ou carreira acadêmica.

FAZER ESSE CURSO


Leave A Reply

Your email address will not be published.