Cursos Online com Certificado reconhecido pelo MEC

Apesar da crescente procura por cursos online com certificado reconhecido pelo MEC, muita gente ainda tem dúvidas sobre o certificado, se ele tem validade junto ao MEC , por isso, resolvemos tirar aqui suas dúvidas.

Primeiramente, vale ressaltar a importância de apostar em cursos online com certificado, já que vem se mostrando uma ótima opção para quem não tem tempo, ou dinheiro, para investir em cursos presenciais, geralmente, mais caros.

No mais, é importante saber que a instituição responsável pelos cursos online com certificado não é o MEC, mas a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), por isso, é fundamental que a Instituição de ensino escolhida seja Associada a ABED.

Porquê apostar em Cursos Online com Certificado?

Muitas são as vantagens em apostar em cursos online com certificado reconhecido pelo MEC, principalmente por ajudarem a qualificar profissionais das mais variadas áreas, possibilitarem uma mudança de profissão, de estilo de vida, ou mesmo, uma promoção dentro da empresa em que trabalham, sem falar na real possibilidade de colocação ou recolocação no mercado de trabalho.  

No entanto, embora os cursos online com certificado livres sejam isentos de fiscalização e reconhecimento pelo MEC, a dica é investir em cursos online com certificado com uma boa reputação no mercado, com os mesmos critérios acadêmicos, didáticos e pedagógicos, exigidos a qualquer outra modalidade de ensino, seja “livre” ou não, presencial ou à distância.

Cursos Online com Certificado reconhecido pelo MEC
Cursos Online com Certificado reconhecido pelo MEC

Mas, afinal, o Certificado tem Validade Legal  do MEC?

Esses Certificados têm validade legal para diversos fins, mas não possuem vínculo nem reconhecimento pelo MEC/CAPES.

Portanto, as instituições de ensino que oferecem cursos online com certificado podem apenas emitir um certificado ao aluno em conformidade com a Lei nº 9394/96; Decreto nº 5.154/04; Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97). Por isso, a oferta desses cursos online com certificado não depende de atos ou autorizações do MEC.

O certificado deve vir impresso em frente e verso, com o CNPJ da instituição de ensino na frente, assim como o termo de conformidade com a lei 9394/96, a Certificação do Aluno e as Assinaturas do Coordenador(a) Pedagógico e Titular do Certificado.

Já, no verso, deve vir todo o Conteúdo Programático do Curso, a Nota de Avaliação, o Número de Registro do Certificado, com o Livro e Página, o Carimbo com CNPJ da Instituição de Ensino e a Data em que foi Expedido.

O Certificado é válido em todo Brasil ?

As instituições de ensino que oferecem cursos online com certificado e estão associadas a ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância), oferecem certificados com validade em todo o território nacional.

As instituições que oferecem cursos online com certificado livres têm direito de emitir certificados aos alunos em conformidade com a Lei nº 9394/96 (LDB), com o Decreto Presidencial nº 5.154/04 e com a Deliberação CEE 14/97 (indicação CEE 14/97).

Estes certificados possuem validade legal para diversos fins, e estão cada vez mais sendo valorizados pelas empresas, e é isso que veremos a seguir.

Onde usar os Certificados dos Cursos Online Com Certificado do MEC

Embora não sejam reconhecidos pelo MEC, os cursos online com certificado livres, assim como os seus certificados, são autorizados por lei, (artigo 7º da Lei nº 9.394/96), o que permite que as instituições de ensino livre disponibilizem cursos online com certificado a nível profissionalizante de forma a qualificarem profissionais e preparar o candidato para o mercado de trabalho.

Confira abaixo quando o certificado de conclusão dos cursos online com certificado pode ser usado:

  • Contagem de Carga Horária para Estágio;
  • Ascensão de Cargo ou Carreira;
  • Titularidade para Professores;
  • Comprovação de Horas Extra curriculares em Faculdades;
  • Na comprovação de Prova de Título de Educação Continuada;
  • Para Apresentar como Título em Concurso Público;
  • No processo Seletivo Simplificado nos Órgãos da Administração Pública;
  • Para acrescentar ao seu Currículo e concorrer a mais e melhores Vagas;
  • Gratificações adicionais, conforme plano de carreira;
  • Avaliações para promoções internas nas empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *