Curso Online no Mercado de Trabalho

Não é novidade nenhuma de que o Curso Online deu um grande salto na última década, acompanhando a constante evolução da tecnologia.

Com isso, claro, sai ganhando aquele estudante que não tem tempo, nem dinheiro, para um curso presencial, que acaba vendo no curso online a alternativa ideal.

Então, isso acontece porque um curso online é capaz de incluir alunos de cidades distantes das universidades, além de abrir oportunidades de estudo a pessoas sem tempo de frequentar o curso presencial por conciliarem muitas tarefas, desde trabalho até atividades do dia a dia.

A verdade é que um curso online costuma ser bem mais acessível financeiramente do que um ensino tradicional, muitas vezes ele é até completamente gratuito, por isso, diante dessa crise que assola o país, vem conseguindo cada vez mais adeptos.  

Isso sem falar que o curso online também é a melhor opção para quem não quer ou não tem tempo para se deslocar e frequentar aulas presenciais.

Então, se o curso online tem todas essas vantagens, porque será que muitas pessoas têm medo de aderir a esse tipo de modalidade de ensino?

O fato é que, infelizmente, o preconceito ainda existe, em número bem menor, mas ainda existe, embora a tendência seja ir diminuindo aos poucos, já que a procura é cada vez maior pelo EAD.

curso online
curso online

Curso Online e a Nova Realidade

Mas, acredite, é mais comum notar preconceito do próprio estudante de EAD (Ensino a Distância) de curso onlinedo que de quem contrata.

Segundo especialistas, alunos do curso online se sentem muito inseguros, imaginando que não serão bem vistos na hora de uma seleção.

Mas isso é passado até porque a realidade mudou, há muitas escolas oferecendo EAD e o crescimento do número de alunos que ingressam em um curso online já é maior do que em um curso presencial.

É preciso ter em mente que assim como cursos com formação de tecnólogo sofriam um certo estranhamento assim que surgiram e hoje são muito bem aceitos, cursos online também estão tentando encontrar seu espaço em tempos de diversidade.

É fica a dica, o mercado já enxerga pessoas que optam por cursos a distância com competências únicas e atraentes, já que um curso online exige disciplina e organização em relação ao uso do tempo.

Vantagens de apostar em Curso Online

Então, como foi dito, o próprio mercado já enxerga de uma forma diferente pessoas que optam por cursos online na hora de se qualificar, acredita-se que possuem competências atraentes para o mercado de trabalho, tais como:

  • Disciplina: quem faz um curso online precisa ter muita disciplina, se  mantendo concentrado na frente do computador para aprender uma profissão nova. Lembrando que, na internet, para perder o foco não é preciso muito. Assim, quem consegue se organizar e dedicar seu tempo ao estudo na frente do computador é vista pelo mercado como uma pessoa disciplinada.
  • Responsabilidade: ao fazer um curso online, assim como acontece em um curso presencial, é preciso cumprir prazos e por isso precisa ter responsabilidades. Só que no caso de um curso a distancia isso fica mais difícil, pois é você que faz o seu próprio horário e estipula as tarefas que irá fazer por dia, o que demonstra uma grande responsabilidade.
  • Não tem medo do Novo: quem opta em fazer um curso online mostra que é familiarizada com tecnologia, pois o EAD (pela Internet) é algo relativamente novo. Assim, escolher o EAD  demonstra que você é uma pessoa aberta a novas experiências, além de atualizada.
  • Proatividade: o mercado adora funcionários com essa característica, que é forte em quem opta pela modalidade de curso a distância, já que a aquisição de conhecimento vai depender muito de você. Ok, você terá o material básico disponível na tela do computador, mas se quiser ir além e em frente, vai ter que buscar conhecimento fora do que está sendo ofertado, o que demonstra que você é um profissional proativo.

Então, caso ainda esteja em dúvida se curso online é para você, a dica é pesquisar mais e ver se essa modalidade se enquadra em seu perfil.

Comece por um curso online de curta duração e veja como você se adapta ao processo, assim, poderá ver se este tipo de metodologia combina com você.

Porque curso online é um bom modelo

Lembre-se, o que vai determinar a qualidade de um curso online não é o fato de o estudante estar na frente ou longe do professor, ou seja, o que conta mesmo é a estrutura e o projeto pedagógico do curso.

Assim, na hora de procurar um curso online, opte, principalmente, por aquele que ofereça uma boa metodologia  e, claro, um certificado ao final do curso.

Confira os melhores Cursos Online Grátis:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *